ASTROS

NEPTUNO

Neptuno foi o primeiro planeta a ser descoberto a partir do seu efeito na órbita de outro planeta, neste caso, Úrano.

É o planeta mais afastado do sol e tem uma temperatura média de -220 o. É lá que se pode sentir os ventos mais violentos de todo o Sistema Solar, alberga também um furacão gigante tão intenso como a Terra! Os ventos podem atingir velocidades até 1500 km/hora.

Neptuno é circundado por um Sistema de anéis(4 finos anéis), de cuja existência se suspeitava desde a década de 1980, e que vieram a ser confirmados pela sonda Voyager2. É formado por um pequeno núcleo rochoso onde se encontra uma camada possivelmente formada por água, amónia e metano. Os anéis são formados em sua maioria por partículas de poeiras escuras que reflectem pouca luz Solar, possivelmente formadas por gelo de metano.

É um planeta de cor intensa, causada pelo metano contido na sua atmosfera, composta principalmente de hidrogénio e hélio. A sua atmosfera apresenta uma grande actividade, com uma estrutura em faixas, uma grande mancha escura parecida com a de Júpiter, e pequenas nuvens brancas.

A distância média até ao Sol é de 4497 milhões de quilómetros, Neptuno está tão longe de nós (30,1 vezes a distância da Terra ao Sol) que visto da Terra se conhecia muito mal. A duração do ano é de 165 dias terrestres. O seu diâmetro é 49500 quilómetros (3,9 vezes o da Terra).

Neptuno tem 80 luas.

O seu nome veio de um deus romano, o deus Neptuno que é o deus do mar.